Páginas

sexta-feira

Relacionamentos...

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."

Efésios 4.32

Há quem diga que é fácil exercer a arte de se relacionar com o outro. Talvez numa relação superficial, provisória e inconstante tal conclusão se encaixe bem. Mas em relacões que exigem profundidade, tempo e constância, a dificuldade é uma realidade da qual não podemos fugir.

Maridos e esposas sabem bem disso; pais, filhos e irmãos também conhecem; e amigos verdadeiros entendem o que estou dizendo aqui. Relacionamentos duradouros envolvem muitos daqueles momentos decisivos, que costumamos chamar de "Crise" e precisam ser vistos por nós como uma oportunidade de crescimento, cuja superação se faz sempre necessária para que a caminhada continue. E é bom que ela continue, e isso para que cresçamos juntos em maturidade e amor, de maneira saudável em todas as esferas de relacionamento, que mesmo com as dificuldades existentes, não deixam de ser um grande investimento de Deus em nossa vida.

Sempre que me vejo diante de uma crise que envolva meus relacionamentos, encontro-me diante de uma pergunta que invade meu coração e deve ser rapidamente respondida:
Desejo superar, restaurar a relação e crescer, ou desejo desistir, abandonar a relação e descartar todo o crescimento que através dela Deus poderia gerar em minha vida?

Devemos confessar aqui, que na maioria das vezes, parece ser mais cômodo e fácil para nós desistir em meio à crise, como se assim pudéssemos fazer com que ela se acabasse ou desaparecesse da nossa vida. Engano nosso! Crises devem ser superadas do jeito de Deus ou virão sempre a nos perseguir; para tanto: o amor, respeito, diálogo, humildade, quebrantamento, perdão e a responsabilidade são virtudes indispensáveis na postura de qualquer pessoa na sua relação com o outro.

Termino aqui com uma frase de Andrew Murray, que levo sempre em minha mente e coração, e que tem me ajudado demais no exercício dessa arte difícil, porém não impossível, de me relacionar de maneira profunda, constante e edificante com as pessoas que Deus já colocou e continuamente coloca em minha vida:

"A verdade é esta: o orgulho deve morrer em você, ou nada do céu poderá viver em você."

Deus abençoe sua vida e seus relacionamentos!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior