Páginas

segunda-feira

PEDRÃO...


MUITAS VEZES MEU ESPELHO.

Devemos nos esforçar para imitarmos Jesus Cristo, pois o Pedrão neste 1º estágio de sua caminhada com Jesus nós já imitamos quase que com perfeição.

Gostamos demais de recordar aquela passagem bíblica em que Jesus e Pedro andam sobre as águas (Mt 14.22-33). Através deste relato bíblico estimulamos a nossa fé e ao mesmo tempo exortamos a nossa incredulidade.

A verdade é que nos assemelhamos demais ao impulsivo Pedro, que sobre o mar foi, ao mesmo tempo, o herói e o bandido, o destemido e o medroso, o confiante e o desconfiado, o crente e o incrédulo. Foi aquele que, pela fé, caminhou sobre as águas em direção a Jesus; e foi também aquele que, pelo medo e pavor que o vento e as ondas lhe causaram, quase veio a naufragar, não fosse Jesus ao seu lado a segurá-lo pela mão.

Pedro oscilava em suas posturas. Ele era um homem, gente como eu e você. Um pecador necessitado de transformação e tratamento em Cristo. Mas em todo este episódio, o que mais toca meu coração é o fato bendito, de que em meio a toda essa inconstância de Pedro, estava Jesus, sempre pronto para agarrá-lo e trazê-lo de volta.

Mesmo após Pedro negar Jesus três vezes e abandoná-lo em sua cruscificação e morte - algo bem diferente do que havia se comprometido fazer, mas idêntico ao que Jesus havia profetizado que faria (Mt 26.34-35) - Jesus, após ressurreto dentre os mortos, vem ao seu encontro (Jo 21.1-19) e como naquela experiência no mar da Galiléia, o segura novamente e não o deixa afundar no seu retorno aos antigos hábitos que eram completamente incompatíveis com o chamado e a vocação que recebera de seu Mestre: ser um pescador de homens.

Essas são apenas algumas, dentre as várias experiências que Pedro desfrutou na caminhada com Cristo. E, não tenho dúvidas, que ao olharmos com mais atenção e discernimento para a nossa vida, perceberemos: que a realidade santa e graciosa de Jesus estar sempre nos socorrendo, segurando pela mão e nos impedindo de naufragar é algo muito mais constante e presente do que ousamos perceber ou imaginar.

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior