Páginas

sábado

A MORTE...


A DESTRUIÇÃO TOTAL DE NOSSAS VAIDADES

Alguns anos atrás, ao ler uma revista semanal, uma notícia timidamente registrada ali chamou a minha atenção para uma verdade que eu conhecia há muito tempo: ninguém, por mais abastado, poderoso e protegido que seja nesta terra, pode se dizer inalcançável pela experiência da morte.

Não sei se você teve acesso a essa informação, mas numa sexta-feira, dia 26 de março de 2010, faleceu o Xeque Ahmed bin Zayed al-Nahyan, 41 anos, após uma queda de avião, quando sobrevoava a capital do Marrocos, onde sua família possui um palácio. Ele era o diretor do maior fundo soberano do mundo, com reservas estimadas em mais de 500 bilhões de dólares e considerado a 27ª pessoa mais poderosa do planeta. Seu corpo foi encontrado nas águas de uma represa quatro dias depois.

Ao ler esta notícia as palavras de Jesus em Lucas 12.15-21 saltaram em minha mente e coração:

"O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

Como este louco descrito por Jesus na parábola acima, nós também nos dedicamos muito em preparar, construir e conquistar muitas coisas para nós mesmos nesta terra. Isto é um fato que não podemos negar. Faz parte de nossa natureza pecaminosa e é assim que somos continuamente ensinados desde muito cedo no sistema "mundo", pelos nossos pais, líderes, mentores, ídolos e demais educadores emeios de educação de nosso tempo. Gostamos de conquistar, somos capitalistas desde o berço, queremos consumir, ter até mais do que realmente necessitamos ou consigamos usar e nos dedicamos por inteiro para que tais objetivos sejam alcançados, custe o que custar, para satisfazermos assim os nossos desejos egoístas e carnais.

Para muitos de nós a morte parece mais um "jogo de loteria" onde as chances de sermos os sorteados é quase que nula. Devemos nos despertar para a realidade de que é ilusória essa sensação de "Highlander" tão presente em nosso tempo e entre nós, e que nos faz viver nesta terra como se fossemos nela imortais.

Demoramos para descobrir a verdade que a surpresa da morte sempre traz junto de si: "Vaidade de vaidade, tudo é vaidade." Ec 12.8

Minha oração é para que o Senhor lhe dê a graça de poder, sempre atento para a brevidade desta vida e confiante na vida por vir, eterna junto de seu Senhor, acumular tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não podem corroer e os ladrões não podem roubar; sempre maravilhado, pela graça a você concedida, de seu coração já poder estar onde futuramente todo seu ser estará: eternamente com o Senhor.

"...porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração."
Mt 6.21

Pense e ore a respeito.

Em Cristo,
Pr. Junior Lima