Páginas

sexta-feira

Nicolau, a Garagem e o Carro


"Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia." Sl 37.3-6

Tenho um amigo, seu nome é Nicolau, um homem de Deus, com uma família maravilhosa que amo e admiro demais. Nossa amizade nasceu em 2005, quando fui pastor na igreja Nova Canaã em Varginha-MG. Fiquei ali apenas por dois anos, que sempre estarão entre os mais frutíferos e transformadores para minha vida.

Mesmo com a distância que hoje existe entre nós (270 KM), nossa amizade continuou e a ligação entre nossas famílias não se desfez, muito pelo contrário, apenas se firmou e fortaleceu. Nicolau sempre vem nos visitar, e é sempre uma alegria para mim, Joana e João (que o tem como o tio Nicolau) recebe-lo em nossa casa por infinitos dias (Rs...). Na igreja que pastoreio, todos conhecem o famoso Nicolau, pela presença e também pelas muitas histórias que vivenciamos juntos e que do púlpito costumo contar com muita alegria e gratidão, histórias como esta que hoje escreverei aqui.

Durante o meu primeiro ano de ministério não tive a alegria de desfrutar de um carro para fazer visitas. Lembro-me que eu e Nicolau, na época meu fiel escudeiro e guia, caminhávamos horas debaixo de um forte sol com o objetivo de visitar alguns irmãos que moravam em bairros distantes. As vezes com o medo da chuva que ameaçava cair, eu ainda insistia em carregar um enorme guarda-chuva, que apenas fazia com que a caminhada ficasse ainda mais difícil para a diversão do meu amigo Nicolau. Creio que tanto eu como ele, nunca sonhamos e nem conversamos tanto sobre o quanto seria bom termos um carro, como durante aquelas caminhadas, que envolviam subir e descer montanhas, frustrantes tentativas de obter uma carona, e claro, paradas para o guaranazinho, pastel e descanso.

Claro que no ano seguinte me casei com a linda Joana e o carro veio junto. A partir dai, eu e Nicolau não andávamos mais tanto a pé, pois passamos a desfrutar de um carro para visitas, distribuição de cestas básicas, carona para irmãos, socorro aos necessitados e etc. Mas essa alegria de termos um veículo de quatro rodas que nos levasse e depois trouxesse de volta, durou, pelo menos para o Nicolau, apenas mais um ano, pois no ano seguinte o Senhor enviou eu, Joana e o carro para Mogi Guaçu-SP, onde estamos até hoje e de onde não pretendemos sair tão cedo; e quanto ao Nicolau, pois bem, voltou a andar a pé, ainda com aquele coração voltado para a obra do Senhor e sempre com aquela alegria e disposição que lhe são peculiares, e sonhando com um carro que um dia haveria de vir das mãos de Deus, direto para a espaçosa garagem que pela fé construiu para aguardar o presente. Quantas foram as vezes em que conversando com ele, aqui em casa, por telefone ou lá em Varginha, dizíamos: a garagem já está pronta, agora só falta o carro. Manda ele Deus! E ríamos bastante e ele com toda humildade e uma fé aparentemente "ridícula", sempre afirmava: Deus pode fazer. E não é que Deus fez! Aleluia!

Pois é, ontem, enquanto almoçava com Joana e João, recebi uma ligação com uma notícia que me fez dar um forte "glória a Deus!". Era a Tâninha, esposa do Nicolau, que com muita alegria me dizia que o Nicolau havia  ganhado um carro, um corsa modelo 2010 novinho, que segundo fui informado hoje, já está na espaçosa garagem. Não foi por sorteio, nem nada do tipo. Mas foi pela ação de Deus, que tocou no coração de uma pessoa que por providência divina cruzou o caminho dessa família, e colocou nele a indubitável convicção de que aquele carro que possuia deveria ser entregue, dado, doado permanentemente, com IPVA pago e transferência de documentos, ao meu amigo Nicolau. Alguns podem dizer: que homem de sorte! Eu prefiro afirmar: que presente de Deus!

Deus seja louvado por testemunhos com este.
Deus abençoe sua vida!
No amor de Cristo,
Pr. Júnior