Páginas

domingo

UMA SANTA CURIOSIDADE


“Eis que um homem chamado Zaqueu (...) procurava ver quem era Jesus...” Lc 19.2-3

Uma santa curiosidade é capaz de gerar a oportunidade para uma grande transformação. Foi assim com Zaqueu e é assim com cada um de nós.

Por onde Jesus passava a sua fama o precedia e multidões eram impulsionadas em direção a ele, tanto pela curiosidade como pela necessidade. Quem é este que cura os leprosos? Quem é este que faz o mudo falar, o surdo ouvir e o cego enxergar? Quem é este que ressuscita os mortos? Quem é este que multiplica pães, peixes e alimenta uma multidão? Quem é este cujas palavras são de vida, e vida eterna?

Com toda certeza, Jesus aguçava a curiosidade e esperança das pessoas e essas eram atraídas para Ele. Não se esqueça: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8). Ele continua atraindo as pessoas, visando com isso revelar-Se a elas e transformá-las para sempre.

Transformações maravilhosas acontecem em nós quando, impulsionados por uma santa curiosidade, procuramos ver quem é Jesus.

Primeiramente, deixamos de ser aquele tipo de gente que desconhece completamente a Deus e para as quais servem as palavras do apóstolo Paulo no Areópago: “...Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio”(At 17.23).

Em segundo lugar, não nos contentamos mais em ser pessoas que conhecem a Deus apenas de uma forma teórica e superficial, e para as quais servem as palavras de Jó ao descrever o primeiro estágio de sua espiritualidade: “Eu te conhecia só de ouvir falar...” (Jó 42.5a).

Em terceiro e último lugar, nos tornamos a cada dia mais, pessoas que conhecem a Deus profundamente e para as quais servem as palavras de um Jó espiritualmente amadurecido: “...agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5b).

Que tipo de pessoa é você? Minha oração é para que como Zaqueu, você seja do tipo que é tomado por uma santa curiosidade que o conduz ao crescimento e maturidade espiritual em Cristo Jesus.

Há uma canção para crianças que diz o seguinte:“Quem é Jesus, eu preciso saber. Quem é Jesus, eu quero muito conhecer”.

Talvez precisemos ouvir canções infantis como essa, que visam inculcar princípios de Deus na mente das crianças, para que nos despertemos para a busca de um conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus, que não está mais morto e nem crucificado, mas está vivo e pronto para Se revelar a nós.

Que o Senhor nos abençoe com uma dose especial dessa santa e tão necessária curiosidade.


“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR...” Oséias 6:3

No amor de Cristo,
Pr. Júnior