Páginas

sábado

Simão, Jesus e a Cruz

"E, como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus." Lucas 23.26

Vejo aqui dois homens, um cireneu chamado Simão, que vinha do campo, e um nazareno chamado Jesus, que veio do céu (Jo 6.51).

Um deles caminhava e carregava aquela pesada cruz  por que fora obrigado e constrangido a isso pelos soldados (Mt 27.32). Enquanto que o Outro estava ali por livre e espontânea vontade e amor (Jo 10.18).

Um recebeu dos homens a tarefa de carregar provisoriamente e por apenas alguns metros aquela cruz, o que até merecia, pois era pecador como todos os demais. Enquanto que o Outro recebeu do Pai Celestial a suprema missão de nela morrer mesmo sem ter jamais cometido pecado algum (Hb 4.15).

Simão aliviaria os ombros feridos de Jesus apenas do peso da madeira e isso por um breve momento. Enquanto que Jesus ao morrer naquela cruz traria alívio total do pecado, não apenas para Simão, mas para todos aqueles que Nele viessem a crer e isso por toda eternidade.

O que percebo ao olhar para este episódio e me colocar no lugar de Simão cireneu, que foi o único a fazer (mesmo que obrigado) algo de relevante  por Jesus naquele momento tão crítico de Sua caminhada rumo à crucificação, é que não importa o que tenhamos feito ou façamos por Jesus,  jamais chegaremos sequer perto de tudo o que Ele fez, faz e sempre fará por nós.

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." (Mt 16.24)

 Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,
Pr. Júnior