Páginas

sábado

O INIMIGO JÁ ESTÁ DERROTADO. FAÇAMOS AGORA A NOSSA PARTE!


"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10.10


Eles existem e quanto a isso não resta dúvidas. Nós podemos vê-los ameaçando, aterrorizando e destruindo muitas famílias. Alguns se manifestam abertamente como inimigos de fato, arregimentados pelo ladrão (diabo), e são por nós devidamente resistidos e enfrentados (violência, drogas, prostituição, adultério e etc.). Enquanto que outros, embora também façam parte das fileiras do adversário, preferem não chamar muito a atenção para esta realidade, e agindo sorrateiramente evitam apresentar sua cara perversa (ciúme, soberba, vangloria, egoísmo, materialismo, consumismo, amargura, ressentimento, indiferença, legalismo, omissão, mentira, inveja, raiva e etc.) e na maioria das vezes, embora presentes e atuantes em muitas famílias, não são por elas resistidos ou combatidos da maneira que deveriam ser . Pelo contrário, são em muitos casos tratados como se nenhuma ameaça trouxessem, mesmo podendo serem comparados a "homens bomba" sentados em nossa sala de estar.


Esses inimigos citados acima tem sua origem no diabo, que como nosso principal adversário, se aproxima sempre com a intenção maligna de nos roubar, matar e destruir. E a única forma de triunfarmos sobre ele e suas variadas formas de sagacidade, é estando neste mundo mau (1 Jo 5.19) com nossas famílias edificadas sobre a Rocha, totalmente alicerçadas em Jesus Cristo e inabaláveis mesmo diante das mais duras tempestades e investidas do inferno. Desde o início Jesus tem frustrado os mais variados planos diabólicos de morte e destruição, sempre trazendo sobre o mundo a vida abundante e plena de significado que apenas Nele podemos encontrar (Jo 10.10).

Não são poucas as exortações que encontramos na Palavra de Deus para que tomemos o devido cuidado com o inimigo e suas manifestações, vejamos apenas algumas delas:

"A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos." Lucas 8:12
"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo."Efésios 4.26-27
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo..." Efésios 6:11
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7
"Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar..." 1 Pedro 5:8


O problema é que, geralmente, vivemos o nosso dia-a-dia sem levar em conta o fato de que o inimigo número um de nossas almas existe e tem investido pesado contra nossas vidas e famílias. Na teoria acreditamos nisso, porém, na prática da vida, não são poucas as vezes em que, sem darmos a devida atenção as exortações expostas acima, irresponsavelmente deixamos: 1) que a palavra de Deus semeada em nossos corações seja arrebatada para longe pelo inimigo; 2) que o sol se ponha sobre a nossa ira e em nosso pecado o inimigo encontre lugar para agir; 3) que sem termos nos revestido com a armadura de Deus caiamos nas siladas do inimigo; 4) que na falta de sujeição a Deus o inimigo tenha comodidade e nos aprisione ao invés de fugir de nós; 5) que na negligência para com uma vida de sobriedade e vigilância sejamos devorados pelo adversário.


Precisamos urgente nos voltar de todo o nosso coração para Jesus Cristo, Aquele "que por sua morte, destruíu aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrou todos aqueles que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida." Hebreus 2.14-15
O fim do diabo já está decretado em Apocalipse 20:10: "O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."


Diante de tais verdades, gostaria de te desafiar a viver como alguém que já é, em Cristo Jesus, mais do que vencedor (Rm 8.37-39), e isso: apegando-se mais à Deus em amor, e, consequentemente, à Sua Palavra, à  Oração, à Adoração, à Comunhão, à Santificação, à Evangelização, ao Serviço no Reino e a tudo mais que o Senhor preparou para sua vida e família. Agindo assim, é certo que o inimigo com todas as suas formas de ameaça, opressão e ataque, contra nós, será sempre resistido e frustrado em todos os seus desígnios (2 Co 2.11).


O maior medo do inimigo é que as famílias comecem a se posicionar em quebrantamento e consagração, "de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra.." (Efésios 3.15) E assim clamem por perdão, libertação, socorro, misericórdia e avivamento. Clamor este que temos certeza, o Senhor responderá com prazer.


William Cooper, um cristão do séc. XVIII escreveu: “E Satanás treme quando vê o mais fraco santo de joelhos”.


Deus abençoe sua vida!


E nunca se esqueça que: "... a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz." Colossenses 2.13-15


No amor de Cristo,


Pr. Júnior