Páginas

sábado

PECADO: TRATE SERIAMENTE, EXORTE, NÃO SE ACOMODE, ELE MATA.


"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 6.23

Precisamos nos esforçar  para sermos parte daquela turma que na Igreja de Cristo está sempre disposta a participar de tudo aquilo que de alguma forma promove a comunhão e edificação do povo de Deus e tem como alvo principal a glória do Senhor e a expansão do Seu reino sobre a terra. Um engajamento assim, sem sombra de dúvidas, nos levará a descobrir o quanto a vida com Deus e na Igreja de Deus pode ser prazerosa e cheia de significado, tanto nas pequenas como nas grandes coisas.

Mas infelizmente, não são poucas as pessoas que se encontram acomodadas, paralisadas e sem disposição alguma para viver, no poder de Cristo Jesus, os elevados e alcançáveis propósitos de Deus para suas vidas.  Fazem parte desse grupo aqueles que se sentem confortáveis  demais com o pecado que pode se manifestar das mais diferentes formas:  na falta de amor, na omissão, nos maus pensamentos, na mentira, no orgulho, na prepotência, na inveja, na religiosidade, no egoísmo,  na indiferença, no autoritarismo, na influência danosa,  na ausência de perdão, na armação de ciladas, no ressentimento, na insubmissão, na rivalidade,  nas máscaras, na maledicência, na hipocrisia, na falsa modéstia, no ódio, no amor as coisas e uso das pessoas, na falta de paciência e domínio próprio, na lascívia, na irresponsabilidade nas ações e nas palavras, na promoção de contendas e divisões entre irmãos, e etc.

Desde muito cedo tenho aprendido que, quando nos esforçamos verdadeiramente para caminhar e trabalhar com Deus e para Deus, existem algumas coisas que não podem mais ter lugar permanente na nossa vida, coisas semelhantes a essas mencionadas acima, que quando percebidas em nós, precisam ser urgentemente confrontadas por uma exortação que esteja alicerçada na Palavra, no Amor, na Sabedoria, na Graça e na Misericórdia de Deus, para que produza arrependimento, quebrantamento, santidade, restauração e mudança de vida que se manifesta em frutos que exaltam a vida de Cristo em nós.

Em alguns casos o fruto demora para aparecer, enquanto que em outros casos ele surge rapidamente, mas a poda é e sempre será essencial e não há quem por ela não precise passar em algum momento da vida. Algumas pessoas respondem positivamente, enquanto que outras negativamente. Em alguns casos a restauração acontece, enquanto que em outros a degradação aumenta. Tudo depende do como interagimos com o apelo de Deus, que muitas vezes nos encontra na forma de uma bela e impactante exortação, chamada de atenção ou advertência, para que deixemos para trás algumas coisas que não abençoam e nem edificam, a fim de avançarmos para aquelas que diante de nós estão e que foram preparadas de antemão pelo próprio Deus para nossa alegria, benção e edificação do Seu povo.

Não tenho dúvidas de que o pecado é o que, na maioria das vezes, arranca de nós e daqueles que estão a nossa volta, toda força, alegria, satisfação, significado e disposição que seriam investidos na exaltação de Cristo e na expansão do reino de Deus.  Por isso precisamos tratar seriamente com ele, sem nos acomodar, confrontando-o, primeiramente em nós e depois em quem mais precisar fazê-lo. Visto que, quem assim procede, é parceiro de Deus, zela pela Vida e afasta dele próprio e de muitos ao seu redor a realidade devastadora da morte que o pecado sempre traz junto de si.

Deus abençoe sua vida e família!
No amor de Cristo,
Pr. Júnior