Páginas

quarta-feira

Desafios de fé e os milagres de Deus

Você já se sentiu desafiado por Deus a exercitar sua fé em alguma situação complicada e de difícil solução? Com toda certeza isso já aconteceu, acontece ou acontecerá com você um dia.  E a razão disso está na realidade de Jesus ter um prazer especial, gracioso e cheio de propósitos em nos exercitar na prática da fé, o que via de regra, envolve situações e experiências desafiadoras demais quando olhamos apenas para a nossa estrutura.

Boa parte dos cristãos que conheço, ao meditar na Palavra de Deus, cometem o erro de priorizar apenas o milagre já realizado e consequentemente negligenciar todo o processo por detrás da sua realização, que sempre traz junto de si preciosos princípios e valores que nos fornecem a sabedoria e o discernimento tão necessários para compreendermos melhor a dinâmica que envolve muitos dos milagres em nossa própria história.

Gostamos de ver o gigante já derrubado e de preferência com a cabeça já cortada, pois para nós seria bom se os desafios do processo não existissem, mas já que eles existem, que então o nosso poderoso Deus os supere por nós e sem a nossa mísera participação. Assim erroneamente pensamos, sem perceber que   estamos acomodados demais no Eterno e exigindo que Aquele que ressuscita o morto tire também a pedra que sela o sepulcro. Nos negamos a participar e a encarar os desafios que exigem fé. Nos esquecemos de que jamais existiria Davi, o matador de gigantes, sem que antes houvesse um processo que envolvesse ursos, leões e um desafiante chamado Golias do qual todos fugiam apavorados, menos o jovem pastor de ovelhas, que abraçou o desafio consciente de que somente pela fé poderia vencer. 

Os desafios para o exercício da fé sempre existirão e na maioria das vezes serão acompanhados por um certo temor que nasce na incredulidade e desconfiança do nosso coração, que insistem em vir à tona, buscando de alguma forma nos paralizar e acovardar diante de um processo repleto de desafios, para que fujamos ao invés de encará-los e confiados em Deus triunfarmos sobre eles.

Minha oração é para que diante de tais desafios apresentados pelo próprio Deus ou por Ele permitidos em nossa vida, continuemos a caminhar com fé, humildade, submissão, disposição, sabedoria, discernimento e coragem, enxergando e aprendendo a apreciar com reverência todo o processo divino para a realização dos muitos milagres, que  primeiramente acontecem em nós, e depois, ainda que com a nossa humilde e quase insignificante participação, nas circunstâncias ao nosso redor.

Diante dos tantos desafios para exercitar fé e confiança, gosto de imaginar (pela fé) a doce voz do meu Senhor sempre a me dizer: 
  • quando estou incrédulo: “...não sejas incrédulo, mas crente.” Jo 20.27;
  • quando estou hesitante: “...Se podes! Tudo é possível ao que crê.” Mc 9:2;
  • quando estou temeroso:“...Não temas, crê somente...” Lc 8:50;
  • quando estou sem entender o propósito: “... se creres, verás a glória de Deus?" Jo 11:40;
  • quando estou me apoiando apenas no que vejo: “...Bem-aventurados os que não viram e creram.” Jo 20:29;
  • quando estou tímido demais: “...Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” Mt 8:26;
  • quando estou cheio de dúvidas: “...Homem de pequena fé, por que duvidaste?" Mc 14.31;
  • quando me deparo com a pequenez da minha fé: “...se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.” Mt 17.20.
Nunca se esqueça, de que o Senhor já nos capacitou com tudo o que é necessário para que possamos enfrentar e vencer  todos os desafios que formam o processo divino por meio do qual  o "infinitamente mais" de Deus (seus milagres) acontece a cada dia na nossa vida e história. 

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!" Ef 3.20-21

Que o Senhor abençoe sua vida!
No amor de Cristo,
Pr. Júnior