Páginas

sábado

Os 12 "C's" da Vida Ministerial

"...quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." Mt 20.26-28

Em um encontro para falar com a liderança da igreja da qual sou pastor, falei sobre os 12  "C's" que podem nos despertar para verdades importantíssimas para o bem de nossa vida ministerial, como servos de Deus, como pessoas que fazem parte da Igreja de Cristo Jesus, que fora comprada pelo seu precioso sangue e diante da qual as portas do inferno jamais poderão prevalever. 

Fiquei muito feliz quando uma irmã, logo após o término do encontro, me procurou e disse: "pastor, aprendi muito nessa manhã sobre ministério, mas mande para mim por e-mail todos esses "C's" sobre os quais você falou, para que eu possa estudá-los mais, memorizá-los e não esquecê-los." Com toda certeza vou atender o pedido da minha querida irmã, mas gostaria de compartilha-los também com você, que é parte desta Igreja de Cristo, e como todos os que dela fazem parte, está convocado para o exercício dos dons que do Senhor  um dia recebeu. 

Seguem abaixo os 12 "C's" que podem nos despertar para um ministério vivo e eficaz, que seja sempre para a glória de Deus e edificação de sua Igreja. São eles:
  1. Cristo: É Ele é o cabeça do corpo, quem comanda, orienta, domina e governa sobre todos os demais membros do corpo, que é formado por pessoas como eu e você - Cl 1.18
  2. Conversão: É fundamental, pois sem ela não nascemos de novo, não reconhecemos Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal, permanecemos fora do corpo de Cristo, o que torna impossível sermos parte ativa de qualquer ministério na vida da Igreja - Jo 3.3
  3. Chamado: É o que nos dá a convicção necessária para nos envolvermos com um ou mais ministérios e encararmos os grandes desafios que poderão nos ser apresentados sem jamais aceitarmos retroceder ou desistir - Js 1.9
  4. Carisma: É a presença cada vez mais abundante do Espírito Santo, que em parceria com a Palavra, nos ensina, encoraja, transforma e capacita com dons para uma vida dedicada ao Senhor e seu reino - Ef 5.18
  5. Consagração: É viver separado para Deus, dedicando-se ao Senhor na adoração, oração e meditação na Palavra, e a cada dia revelando transformação de vida e bom testemunho tanto para os de dentro (Igreja) como para os de fora (mundo) - 2 Co 5.15
  6. Caráter: É cristo sendo formado em nós, o que determina o que fazemos, como fazemos e para que fim o fazemos, sem jamais negociar os valores, os princípios e o amor verdadeiro que devemos ter como parâmetros para a nossa vida e relacionamentos - Cl 3.17 
  7. Comunhão: É a certeza de que sozinhos jamais chegaremos a lugar algum e que as grandes bençãos de Deus estão reservadas para um povo que aprendeu a viver a unidade na diversidade, derrubando muros de separação e construindo pontes em direção ao próximo - Sl 133 
  8. Compromisso:  É a firmeza e constância demonstrada ao se envolver no serviço cristão, principalmente em momentos de dificuldades, lutas e provações,  que acabam fazendo com que apenas os verdadeiramente compromissados permaneçam - 2 Tm 4.10
  9. Caridade: É aquele sentimento de sempre querer ajudar ou socorrer de alguma maneira o necessitado, sem esperar nada em troca ou recompensa alguma por isso - Mt 25.45
  10. Criatividade: É a abertura para o surgimento de novos ministérios, que podem apresentar novas frentes ou novas estratégias para o exercício dos mais variados dons, edificação da igreja e alcance de vidas para Jesus - 1 Pe 4.10
  11. Carreira: É caminhar sempre adiante em direção a concretização dos propósitos de Deus em nós e através de nós, o que diretamente envolve o exercício de nossos dons e atuação em ministérios durante o tempo de nossa peregrinação nesta terra - 2 Tm 4.7
  12. Cruz: É estar preparado para a realidade de que não existe ministério sem sacrifícios, que embora acarretem um certo sofrimento, são capazes de produzir belíssimos frutos para honra e glória de nosso Senhor Jesus - Mc 8.34
Poderíamos colocar muitas outras coisas aqui, que também abençoariam demais a nossa vida ministerial, mas espero que estes 12 "C's" descritos acima sejam suficientes para te levar a se envolver em um ou mais ministérios em sua igreja ou além dela, com o propósito de vivê-los de uma forma que glorifique ao Senhor e contribua para a edificação de sua Igreja.

Não fique de fora! Deus deseja usar poderosamente a sua vida. 

Deus abençoe sua vida, família e ministério.
No amor de Cristo,
Pr. Júnior