Páginas

terça-feira

PARA PENSAR (4):

"Se você deseja ter uma vida de devoção, deve não apenas parar de pecar, mas também purificar seu coração de todas as afeições do pecado... Almas recuperadas do estado pecaminoso e que ainda preservam essas afeições... comem sem se saciar, descansam sem descansar, riem sem alegria e se arrastam para frente, em vez de andar. Elas fazem o bem, mas com tamanho peso espiritual que tira toda graça da sua prática do bem."

Francis de Sales

segunda-feira

O ÚNICO...

CAMINHO, VERDADE E VIDA.
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Jo 14.6

Quanto tempo perdemos sem Jesus, caminhando para o vazio e na ilusão de que chegaríamos ao melhor de todos os destinos; acreditando em mentiras como se fossem as mais sublimes verdades da vida; pensando que já vivíamos plenamente, enquanto apenas existíamos sem o fôlego do Céu.

Mas como é maravilhoso, olharmos para nossa história e vermos nela um momento marcado por um encontro sobrenatural e transformador com Jesus Cristo: o único Caminho para andar, a única Verdade para crer e a única Vida para viver. Um grande mistério a nós revelado. E como é libertadora tal revelação!

Descobrimos que Jesus é uma pessoa. Um Deus pessoal. O Emanuel - Deus conosco. Ele é o Caminho e ao mesmo tempo aquele que conosco caminha em direção ao Pai. A Verdade e ao mesmo tempo aquele que nos revela a verdade de que o Pai nos ama. A Vida e ao mesmo tempo aquele com quem vivemos e viveremos eternamente junto do Pai.

Diante desse Caminho, Verdade e Vida, te desafio a se examinar: Olhe para os seus pés e veja se eles estão no Caminho; olhe para sua mente e veja se ela está na Verdade; olhe para o seu coração e veja se nele há Vida; olhe para o horizonte e veja se a casa do Pai é seu destino final.

Talvez você ainda esteja perdendo tempo em falsos caminhos, acreditando em mentiras como se fossem verdades e pensando que vive enquanto apenas existe.

Minha oração é para que, se assim for, Jesus entre nestes seus falsos caminhos, confronte as suas mentiras e invada a sua pobre existência com uma vida abundante e cheia de significado.

Ele fez isso com Paulo, o Apóstolo (Atos 9).Ele fez isso com muita gente e em todas as épocas. Ele continua com seus encontros em estradas como aquela para Damasco. Ele faz isso ainda hoje.

"Ele é o mesmo, ontem e hoje, e o será para sempre." Hb 13.8

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

sábado

A MORTE...


A DESTRUIÇÃO TOTAL DE NOSSAS VAIDADES

Alguns anos atrás, ao ler uma revista semanal, uma notícia timidamente registrada ali chamou a minha atenção para uma verdade que eu conhecia há muito tempo: ninguém, por mais abastado, poderoso e protegido que seja nesta terra, pode se dizer inalcançável pela experiência da morte.

Não sei se você teve acesso a essa informação, mas numa sexta-feira, dia 26 de março de 2010, faleceu o Xeque Ahmed bin Zayed al-Nahyan, 41 anos, após uma queda de avião, quando sobrevoava a capital do Marrocos, onde sua família possui um palácio. Ele era o diretor do maior fundo soberano do mundo, com reservas estimadas em mais de 500 bilhões de dólares e considerado a 27ª pessoa mais poderosa do planeta. Seu corpo foi encontrado nas águas de uma represa quatro dias depois.

Ao ler esta notícia as palavras de Jesus em Lucas 12.15-21 saltaram em minha mente e coração:

"O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

Como este louco descrito por Jesus na parábola acima, nós também nos dedicamos muito em preparar, construir e conquistar muitas coisas para nós mesmos nesta terra. Isto é um fato que não podemos negar. Faz parte de nossa natureza pecaminosa e é assim que somos continuamente ensinados desde muito cedo no sistema "mundo", pelos nossos pais, líderes, mentores, ídolos e demais educadores emeios de educação de nosso tempo. Gostamos de conquistar, somos capitalistas desde o berço, queremos consumir, ter até mais do que realmente necessitamos ou consigamos usar e nos dedicamos por inteiro para que tais objetivos sejam alcançados, custe o que custar, para satisfazermos assim os nossos desejos egoístas e carnais.

Para muitos de nós a morte parece mais um "jogo de loteria" onde as chances de sermos os sorteados é quase que nula. Devemos nos despertar para a realidade de que é ilusória essa sensação de "Highlander" tão presente em nosso tempo e entre nós, e que nos faz viver nesta terra como se fossemos nela imortais.

Demoramos para descobrir a verdade que a surpresa da morte sempre traz junto de si: "Vaidade de vaidade, tudo é vaidade." Ec 12.8

Minha oração é para que o Senhor lhe dê a graça de poder, sempre atento para a brevidade desta vida e confiante na vida por vir, eterna junto de seu Senhor, acumular tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não podem corroer e os ladrões não podem roubar; sempre maravilhado, pela graça a você concedida, de seu coração já poder estar onde futuramente todo seu ser estará: eternamente com o Senhor.

"...porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração."
Mt 6.21

Pense e ore a respeito.

Em Cristo,
Pr. Junior Lima 

PARA PENSAR (3):


“Não há nada como a igreja local, quando ela funciona corretamente. Sua beleza é indescritível. Seu poder é assombroso. Seu potencial é ilimitado. Ela conforta o pesar e cura o que é rompido no contexto da comunidade. Ela constrói pontes para os que buscam, e oferece a verdade aos que estão confusos. Ela traz recurso aos que têm necessidade e abre seus braços para os esquecidos, os humilhados e os desiludidos. Ela quebra as cadeias do vício, liberta os oprimidos e oferece integração aos marginalizados deste mundo. Por maior que seja o sofrimento humano, a igreja terá capacidade ainda maior de curar e de unir.”

Bill Hybels

terça-feira

CORAÇÕES ORGANIZADOS...


CORAÇÕES ORGANIZADOS - I

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." PV 4.23

Você já se sentiu desorganizado nos pensamentos, emoções e sentimentos? Sem saber ao certo em que pensar, como se houvesse perdido o controle de suas emoções e com sentimentos que acarretam a sensação de se estar a cada dia mais sobrecarregado, cansado e incapaz? Caso sua resposta seja sim. Não se desespere! Muitos passam por isso, inclusive eu.

Mas tenho aprendido que tal desorganização não pode e nem deve se perpetuar em nossa vida. Precisamos dar um basta a essa terrível confusão o mais rápido possível, e para isso, ao meu ver, não há nada melhor que o amanhecer de um novo dia; um daqueles milhares que surgem pela primeira vez e após terem passado jamais retornam. "O primeiro do resto de nossas vidas", que como todos os anteriores a ele, logo pela manhã, vem surpreendido pela misericórdia e fidelidade de Deus dirigida ao nosso desorganizado coração.

É justamente nesta hora marcada pelo derramar de uma uma dose extravagante de misericórdia, que nosso coração pode e deve ser organizado em Deus, através de um período especial de quebrantamento, meditação na Palavra, confissão, silêncio, louvor e conversa; para que debaixo de muita instrução, conselho e ensino conheçamos a vontade do Pai celeste e assim tracemos as diretrizes para o nosso futuro, mesmo que ele se limite apenas ao nosso hoje.

CORAÇÕES ORGANIZADOS - II

O grande problema que existe, é o de não pararmos e nem nos aquietarmos em Deus tempo suficiente para que sejamos por Ele organizados e devidamente abastecidos. Parecemos demais com aqueles velozes carros de Fórmula 1 em suas rápidas passagens pelo box, para a troca de pneus ou abastecimento. Estamos sempre tão preocupados com a nossa posição no podium da vida, que acabamos  tragicamente transformando a caminhada da vida em "corrida maluca", e, por conta disso, trocamos o primordial pelo trivial, sem percebermos o quanto de interna desorganização isso nos impõe.

A desorganização pela qual muitas vezes nos vemos envolvidos, se dá em meio a alta velocidade em que nos encontramos neste mundo, onde pensamentos, emoções e sentimentos são bombardeados por uma agenda que já veio pronta e que não conseguimos acompanhar ou satisfazer; algo planejado, na grande maioria das vezes, pela tirania do urgente e sem levar em consideração a vontade de Deus e a importância de um tempo a sós com Ele.

CORAÇÕES ORGANIZADOS - III

Um tempo com Deus é capaz de promover organização para qualquer coração, por mais confuso e atrapalhado que esteja. E quem há que não precise disso? Todos precisam, mas pouquíssimos são aqueles que se esforçam na disciplina de separar um momento diário para quedar-se aos pés do Senhor e desfrutar de Sua intimidade e serem ali por Ele interiormente organizados.

Coração organizado é coração guardado e descansado em Deus, que todos os dias, logo pela manhã nos faz um pedido, que se primeiramente ouvido e depois atendido, tem em seu desenrolar o poder de organizar nossa mente e coração e revolucionar positivamente nossa dinâmica de vida: "Dá-me, filho meu, o teu coração..." PV 23.26

Pense nisso e ore a respeito.
Em Cristo,
Pr. Junior

segunda-feira

PARA PENSAR (1):

"O evangelho é um fato; portanto, vamos expô-lo com simplicidade. O evangelho é alegre; portanto, vamos falar dele com alegria. Ele nos foi confiado; portanto, vamos expô-lo com fidelidade. É a manifestação de um momento infinito; portanto, vamos expô-lo fervorosamente. Fala de um infinito amor; portanto, vamos expô-lo com sentimento. É de difícil compreensão para muitos; portanto, vamos expô-lo com ilustrações. O evangelho é a revelação de uma Pessoa; portanto, vamos pregar a Cristo."
Archibald Brown.

sexta-feira

UM PRESENTE PARA MINHA MÃE...


O MAIS IMPORTANTE...

“... regozije-se a que te deu à luz.” Provérbios 23:25


Hoje é aniversário da minha mãe. Um dia muito especial, que ela estará passando em São Paulo junto com a minha irmã Tati, seu genro Serginho e sua linda netinha Manu. Até pensei em entrar na briga e trazê-la aqui para casa neste final de semana, mas a Tati é a caçulinha e por causa disso sempre foi a prioridade.

Aniversário de pessoas que amamos demais, sempre nos deixam um pouco preocupados com o tipo de presente a ser dado neste momento de celebração. E é justamente nisto que estou pensando enquanto escrevo este texto: que presente darei para minha amada mamãe?

Não sei quanto a você, mas para mim, a tarefa de escolher um presente que esteja à altura de minha mãe e de tudo o que ela representa em minha vida, sempre foi muito difícil, para não dizer impossível. Talvez seja por isso, que minha mãe sempre deixou transparecer no seu olhar e nas suas palavras, algo que eu sei, é muito real em seu coração de mulher que um dia consagrou seus filhos à Deus: o desejo de nos ver caminhando com Deus.

Minha mãe nunca escondeu de ninguém, que por mais belos e caros que fossem os presentes entregues a ela, seja por mim ou minhas irmãs (até hoje ela só ganhou os belos), os seus olhos nunca estariam sobre os presentes, mas sempre estariam sobre nós.

Como filhos, às vezes nos esquecemos, que para uma mãe verdadeiramente cristã (e a minha se encaixa perfeitamente neste perfil), o maior presente não está naquilo que podemos lhe dar ou entregar na data de seu aniversário ou em qualquer outro momento, mas antes disso, está naquilo que a cada dia nos tornamos em Deus e na Sua boa, agradável e perfeita vontade para nós.

Muitas mães, inclusive a minha, recebem todos os anos os mais variados tipos de presentes, que podem ser desde um simples cartão acompanhado por flores (acho que vou ficar com esta opção), até roupas, bolsas, viagens, carros, casas e etc. Tais presentes têm o seu lugar e que mãe há que não gostaria de recebê-los.

Mas, não tenho dúvidas, de que para minha mãe e muitas outras mães de mesma fé e devoção, o mais lindo e importante presente que poderiam receber de seus próprios filhos, é a graça de poder vê-los totalmente rendidos aos pés de Cristo e à Sua vontade.

Creio profundamente, que nada pode se comparar a um presente assim. Pelo menos não diante dos olhos da minha mãe e de muitas outras mulheres de fé.

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

segunda-feira

PEDRÃO...


MUITAS VEZES MEU ESPELHO.

Devemos nos esforçar para imitarmos Jesus Cristo, pois o Pedrão neste 1º estágio de sua caminhada com Jesus nós já imitamos quase que com perfeição.

Gostamos demais de recordar aquela passagem bíblica em que Jesus e Pedro andam sobre as águas (Mt 14.22-33). Através deste relato bíblico estimulamos a nossa fé e ao mesmo tempo exortamos a nossa incredulidade.

A verdade é que nos assemelhamos demais ao impulsivo Pedro, que sobre o mar foi, ao mesmo tempo, o herói e o bandido, o destemido e o medroso, o confiante e o desconfiado, o crente e o incrédulo. Foi aquele que, pela fé, caminhou sobre as águas em direção a Jesus; e foi também aquele que, pelo medo e pavor que o vento e as ondas lhe causaram, quase veio a naufragar, não fosse Jesus ao seu lado a segurá-lo pela mão.

Pedro oscilava em suas posturas. Ele era um homem, gente como eu e você. Um pecador necessitado de transformação e tratamento em Cristo. Mas em todo este episódio, o que mais toca meu coração é o fato bendito, de que em meio a toda essa inconstância de Pedro, estava Jesus, sempre pronto para agarrá-lo e trazê-lo de volta.

Mesmo após Pedro negar Jesus três vezes e abandoná-lo em sua cruscificação e morte - algo bem diferente do que havia se comprometido fazer, mas idêntico ao que Jesus havia profetizado que faria (Mt 26.34-35) - Jesus, após ressurreto dentre os mortos, vem ao seu encontro (Jo 21.1-19) e como naquela experiência no mar da Galiléia, o segura novamente e não o deixa afundar no seu retorno aos antigos hábitos que eram completamente incompatíveis com o chamado e a vocação que recebera de seu Mestre: ser um pescador de homens.

Essas são apenas algumas, dentre as várias experiências que Pedro desfrutou na caminhada com Cristo. E, não tenho dúvidas, que ao olharmos com mais atenção e discernimento para a nossa vida, perceberemos: que a realidade santa e graciosa de Jesus estar sempre nos socorrendo, segurando pela mão e nos impedindo de naufragar é algo muito mais constante e presente do que ousamos perceber ou imaginar.

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

domingo

IGUAIZINHOS...

Sempre achei que meu filho João se parece muito com o avô. Acho que essa é a primeira vez que afirmo isso publicamente. E realmente eles se parecem bastante, claro que respeitando critérios de comparação devido a diferença de idade e beleza entre eles. O João é muito mais novo e bonito. (risos)

Parece ter sido apenas coincidência, mas por um breve momento tive minhas dúvidas, quando neste domingo os pais da Joana chegaram aqui em casa e meu sogro estava vestido com calça e camiseta das mesmas cores e tons da calça e camiseta que haviamos colocado no João. Iguaizinhos na vestimenta, iguaizinhos mesmo. Parecia até que o João era uma miniatura do avô.

Já perguntei para Joana se meu sogro havia ligado e perguntado antes de vir com que roupa o João estava. Pois quase sempre, quando ele liga, ele pergunta o que João está fazendo e o que ele está vestindo . Minha esposa disse que não e que foi mesmo coincidência.

Achei muito legal a foto acima e gosto demais da idéia de meu filho ser bem apegado, para não dizer apaixonado, pelo seu avô. Afinal de contas, quem conhece minha história sabe, isso só mostra o quanto ele é parecido com seu pai. (risos)

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

sábado

VACINAS...



"Leais são as feridas feitas pelo que ama..." PV 27.6

Hoje terei que levar meu filho João para tomar sua vacina para prevenção contra a gripe. Sei que ele vai chorar, se pouco ou muito, só na hora descobrirei, mas sei que do seu jeito e com aquela carinha só dele, vai me perguntar e exclamar: para que tudo isso? Isso dói, dói demais!

Gostaria muito que ele entendesse que tudo isso é para o seu bem, mas no momento é muito difícil para ele entender isso. Gostaria de lhe explicar que a dor e o desconforto que este momento está lhe causando, não podem se quer se comparar aos beneficios que serão colhidos por ele no futuro, mas no momento ele não consegue entender isso também.

Como pai que o ama demais e é responsável pelo seu bem estar vou vaciná-lo, mesmo debaixo de muito choro, não sei se só dele ou meu também. (risos)

Se pararmos um pouco para refletir, veremos que assim somos nós muitas vezes diante do Pai celestial e de todo Seu investimento em nossa vida, investimento este que envolve, além das muitas experiências gostosas e prazerosas, também as periódicas e doloridas vacinas para prevenção de muitas doenças que no futuro poderiam nos derrubar se não fossemos devidamente vacinados hoje.

Pense nisso:
"... Deus nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça." Hebreus 12.10-11

Que Deus continue abençoando sua vida com todas as vacinas necessárias.

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

TALENTOS ESCONDIDOS...



Você está com algum talento escondido?

“O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.” Mateus 25. 16-18

Infelizmente, não são poucas as pessoas que estão com seus talentos ocultados entre as quatro paredes de seus corações, onde fazem as covas e enterram como um tesouro escondido tudo o que o Senhor lhes confiou - vida, família, relacionamentos, saúde, inteligência, vocação, dons, conhecimento, talentos, dinheiro e bens. E acabam se revelando como pessoas ignorantes quanto a realidade de que todas essas coisas são para serem sabiamente investidas no Reino de Deus para que se multipliquem em bênçãos, visíveis e invisíveis, sobre muitas vidas neste mundo, apontando sempre para a glória de Cristo.

Precisamos orar diariamente para que nosso “eu", com suas vontades e temores, não se torne a cova onde esconderemos tudo o que o nosso Senhor graciosamente nos concedeu e deseja ver frutificar na nossa vida. Pois é muito triste, quando nos assemelhamos ao terceiro servo da parábola dos talentos, que preferiu esconder o talento que recebera ao invés de investi-lo e vê-lo multiplicar. Tal atitude acarretou somente sentimentos de negligência, esterilidade, estagnação, vergonha e perdas em vários aspectos. Mas é muito bom e agradável, quando passamos a agir como os outros dois primeiros servos da parábola dos talentos, que segundo a capacidade com a qual foram dotados pelo seu Senhor, fizeram algo realmente produtivo com aquilo que do Senhor haviam recebido. Tal atitude acarretou alegria pela multiplicação, produtividade, frutificação, expansão e crescimento em vários aspectos.

Meu irmão, você está com algum talento escondido?

Caso sua resposta seja sim. Para seu bem, expansão do Reino e glória de Cristo, arranque-o da cova onde o enterrou e faça-o multiplicar na força que Deus supre. Para que quando o Senhor lhe perguntar o que fez com tais talentos, você responda de maneira bela e indubitável: Te glorifiquei!

Que o Senhor abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior

segunda-feira

UM FINAL DE SEMANA MARCANTE...


Nosso Senhor Jesus fez infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos para este último final de semana. Essa foi a experiência e sentimento de todos aqueles que estiveram participando do nosso Acampamento Shekinah, que aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de abril. 

Neste ano, dentre várias coisas que pude presenciar, está a importância da unidade e consagração como bagagem essencial para a vida de todos os que estariam à frente do evento, não só enquanto ele acontecia, mas principalmente em sua fase preparatória. Como igreja, temos aprendido o quanto é fundamental, para a realização da vontade de Deus, ação eficaz de Seu Espírito e glória de Cristo, estarmos sempre unidos e consagrados. Isso foi mui perceptível nesses dias de Shekinah.

Na chegada na recepção, no atendimento da cozinha ou cantina, nas brincadeiras durante a gincana, ao descansar e dormir nos quartos, na oração com a intercessão, nas conversas e troca de experiências com irmãos preciosos, na adoração através dos cânticos e nas pregações, teatro e ministrações realizadas por gente de Deus. Em todos esses momentos, tudo o que presenciei e claramente vi, foi o corpo de Cristo em missão. E como foi lindo ver tantas pessoas consagradas e unidas em torno de um único propósito: a exaltação de Cristo.

Creio que por isso, este Shekinah 2010 foi uma grande bênção na vida de todos os que ali estiveram. E pelo que tudo indica, nossa igreja está melhor, o povo está mais unido e consagrado no exercício de seus dons e ministérios. Dessa forma, tudo o que pode acontecer é continuarmos sendo surpreendidos pelo "infinitamente mais do Senhor" acontecendo a cada dia de maneira mais intensa entre nós e para Sua exclusiva glória.

Deus abençoe sua vida!

No amor de Cristo,

Pr. Júnior