Páginas

sábado

CRIANÇAS EM CRISTO OU PARA CRISTO


QUE TIPO DE CRIANÇA É VOCÊ?

É assim que o Senhor Jesus gosta de enxergar os seus discípulos: como crianças. Não podemos nos esquecer de suas palavras quando disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” Mt 18:3.

É como se Jesus nos dissesse que uma das principais características de uma pessoa realmente convertida é sua evidente semelhança com as crianças. É claro que ao falar assim, Jesus está enfatizando a humildade, dependência e pureza que encontramos no olhar e na vida de uma criança. Essas são virtudes que precisam fazer também parte da vida de qualquer autêntico discípulo de Cristo.

Mas, infelizmente, ao olharmos para nossa vida, percebemos que como discípulos de Jesus, muitas vezes, somos mais parecidos com as crianças em Cristo (o que segundo a Bíblia não é uma forma de elogio, mas sim uma maneira do Senhor nos exortar para que cresçamos) do que crianças para Cristo (pessoas humildemente voltadas para ele, totalmente dependentes de sua provisão e por ele purificadas e abençoadas com crescimento a cada dia).

Para aqueles que se acomodaram como crianças em Cristo, o Espírito inspira o apóstolo Paulo a dizer:
Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?” 1 Co 3.1-3

Quando Paulo trata os crentes de Corinto como crianças em Cristo, ele está dizendo: vocês precisam, podem e devem crescer espiritualmente. Vocês já estão em Cristo, agora vocês precisam crescer em Cristo. Vocês não estão fadados a viver para sempre na carne, que é a marca principal dos que abandonaram o crescimento e se acomodaram a uma vida medíocre de comodidade com o pecado e imaturidade.

Já para aqueles que desejam ser como crianças para Cristo, o Espírito inspira o apóstolo Pedro a dizer:
“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” 1 Pe 2.1-3

Pude ver de perto, em meu lindo filho João, o que significa desejar, ardentemente, como criança recém-nascida o genuíno leite (da mãe). E tenho aprendido que da mesma forma que ele se voltava para a sua mãe a fim de ser amamentado e saudavelmente crescer, nós precisamos também nos voltar para Cristo, que como uma mãe (semelhante ao que Joana fazia com o João a cada três horas) nos toma nos braços, impõe as mãos sobre nós e nos abençoa com crescimento e maturidade (Mc 10.16).

Como verdadeiros discípulos de Cristo, já nos tornamos como crianças, pois sem essa transformação, segundo Jesus, nos seria impossível a entrada no reino dos céus. A pergunta que fica é: que tipo de criança seremos? Crianças em Cristo? Ou, crianças para Cristo?

As crianças para (em direção a) Cristo, são aquelas que desejam o crescimento e o buscam na fonte, que é o próprio Deus. Enquanto que as crianças em Cristo são aquelas que não se interessam tanto por crescimento espiritual, mas são constantemente convidadas e exortadas para que cresçam.

Que tipo de criança é você?

No amor de Cristo,

Pr. Júnior