Páginas

domingo

PROBLEMAS COM O IRMÃOZINHO!?


OLHE PARA JESUS...

Infelizmente, não tem sido difícil encontrar pessoas: que testemunham de uma mesma fé, mas que jamais dividirão uma mesa durante um jantar ou visitarão umas as outras; congregam em uma mesma igreja, mas que jamais sentarão no mesmo banco durante um culto; que se dizem filhas de um mesmo Deus, mas que jamais estarão em oração umas pelas outras. É um quadro muito triste e, infelizmente, também muito real.
Somos seres relacionais com uma natureza pecaminosa, e por isso, sempre existirão problemas entre nós. Podemos nos estranhar com o irmão, nos chatear com a atitude dele e até nos afastar por um tempo. E nosso irmão também poderá vir a reagir dessa mesma forma conosco. O que não podemos é permanecer estranhos, chateados e distantes uns dos outros. O Cristianismo é totalmente contrário a uma postura assim. Ser cristão é buscar ter uma vida nos moldes estabelecidos por Cristo, onde a unidade entre irmãos é elemento fundamental.
Jesus nos dá o maior exemplo de superação de problemas entre irmãos. Ele esteve diante de um problema muito sério, não apenas com um ou outro dentre os seus irmãos, mas com todos os seus terríveis irmãozinhos mais novos. A Bíblia diz que ele é o primogênito entre muitos irmãos; ou seja, Jesus Cristo é o nosso irmão mais velho. Mas qual teria sido o sério problema entre Ele e nós? Se você pensou no pecado, saiba que acertou em cheio. Problema que já foi resolvido: Jesus venceu o pecado na cruz.
Ele nasceu entre nós, cresceu, sofreu, morreu e ressuscitou. Abdicou de toda sua glória, para estar nesta terra e aqui vivenciar toda a miséria humana. Como é constrangedor entender, que na sua morte está a nossa vida, em seu sofrimento a nossa cura, em seu choro a nossa alegria e em seu desamparo a nossa reconciliação com Deus. Jesus nos deu o exemplo de amor, renúncia, disposição e maturidade, que devemos aplicar em nossos relacionamentos como família de Deus, e, ao ressurgir dentre os mortos, nos capacitou para isso derramando do Seu Santo Espírito sobre nós.
Como estão os seus relacionamentos dentro do Corpo de Cristo? Quando surgem os problemas, você está disposto superá-los como um verdadeiro cristão?
Uma das parábolas bíblicas de que mais gosto é a do filho pródigo (Lucas 15.12-32). Já a estudei em praticamente todos os ângulos. Busquei analisar as atitudes do pai, do filho mais moço e do filho mais velho. De todos os três personagens, o filho mais velho é o que mais traz impacto sobre mim, pois vejo terríveis traços de semelhança entre ele e eu. E isto só serve para me mostrar o quanto minhas atitudes para com aqueles que erraram comigo, estão muitas vezes totalmente fora dos moldes estabelecidos por Cristo, banhadas em egoísmo e justiça própria, que são sentimentos tão avessos àqueles que vemos em nosso Senhor.
Minha oração é para que na família da fé, os problemas entre irmãos, sejam sempre superados com amor, renúncia, disposição e maturidade. Pois verdadeiros cristãos vivem assim.
Que o Senhor nos abençoe!
No amor de Cristo,
Pr. Júnior